12 de maio de 2010

Mitos sobre Gelatina X Colágeno

A gente sempre ouve falar que gelatina é bom para deixar a pele firme, rejuvenecida. Mas será que é verdade? A Nutricionista Valéria Rossoni, do Consultório Integrado, minha amiga linda, ajuda a esclarecer os mitos e verdades sobre esse consumo.



A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce. Porem a gelatina deve ser a incolor e misturada com sucos naturais, a gelatina artificial é composta basicamente por corantes e edulcorantes quando diet, isso prejudica todo o metabolismo e como conseqüência um futuro ganho de peso. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade” ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.
Então quais são os alimentos ricos em colágeno?
As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará).




Fica a dica!



Consultório Integrado
Nutricionista Valéria Rossoni
Av. Brasil, 450, Ed. Max Saúde, 9 andar, sala 904 - Pato Branco - PR Tel. (46) 3220-2880

Um comentário:

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.